Tudo sobre Busca e Apreensão

O que é uma busca e Apreensão de Veículo?

O processo de busca e apreensão de veículos ocorre quando o proprietário do bem não consegue cumprir com o pagamento das parcelas pactuadas em seu financiamento. Nesse caso, como se trata de financiamento veicular, a garantia da operação financeira será o próprio automóvel.

 

Quando é iniciada a Busca e Apreensão de veículo?

Ocorrendo o atraso no pagamento das parcelas do financiamento, o banco ou a financeira ingressará com uma ação judicial com pedido liminar, visando não só a cobrança do débito, mas também a retomada imediata do automóvel.

 

Prazo para o Banco ingressar com Busca e Apreensão?

Geralmente, isso aconteça após a inadimplência de 03 parcelas do financiamento, porém, nada impede que o banco/ financeira o faça a partir do atraso da primeira parcela.

 

O que acontece com o veículo após a Apreensão?

Após ocorrer a apreensão do veículo, a posse deste passará a ser do banco/financeira, que, de acordo com a lei, caso não haja a “purgação da mora” em tempo hábil, o levará para venda através de um leilão, no intuito de receber os valores devidos.

 

É possível reaver o veículo após a Busca e Apreensão?

Sim, é possível. Após a apreensão do automóvel o devedor terá o prazo máximo de 05 (cinco) dias para evitar que o bem vá para leilão, mediante a quitação do restante das parcelas do financiamento mais juros, multa e honorários advocatícios. Essa hipótese só é possível, se nesse prazo (05 dias)

 

O que fazer quando ocorrer a Busca e Apreensão?

A primeira medida a ser tomada é procurar um advogado especialista Juros Abusivos e Defesa de Busca e Apreensão.